Paróquia de

São Mateus Moreira

Arquidioce de Natal

Zonal III

Brasão da paróquia de São Mateus Moreira

Conheça Brasão da paróquia de São Mateus Moreira

Redação
publicado em 18/08/2020 23:04, atualizado em: 19/08/2020 09:44

Descrição do Brasão da paróquia de São Mateus Moreira - Parnamirim - RN


Conforme nos ensina o Código de direito canônico no cân. 535 § 3. «cada paróquia tenha o próprio selo». Motivados em organizar a parte documental e dar mais identidade a nossa paróquia, decidimos criar o nosso brasão paroquial demonstrando também assim nosso afeto e carinho ao nosso padroeiro São Mateus Moreira, que em nome da fé foi morto em nossas terras, demonstrando com o coração o amor que tinha a Jesus eucarístico.


DESCRIÇÃO HERÁLDICA

Escudo eclesiástico: terciado em mantel. Cada um dos três campos carrega consigo seus significados específicos. Por trás do escudo, uma Cruz processional, estandarte primeiro da Igreja caminhante e sinal de salvação de toda a humanidade. «E quando for elevado da terra atrairei todos a mim». (Jo 12,32). Sob o escudo o listel, branco de forro vermelho, gravado nele em letras negras, PARÓQUIA SÃO MATEUS MOREIRA tendo como premissa a data de instalação ou elevação da mesma, a saber: aos dezessete dias do mês de novembro do ano do Senhor de dois mil e três.


1° CAMPO

Sendo o primeiro campo em ouro, simboliza o valor primaz e indelével da santíssima Eucaristia para a vida da Igreja, o celestial alimento tendo no centro as letras IHS em negro: abreviação da sigla em latim de Iesus Hominum Salvator, que significa « Jesus Salvador dos Homens», destacando-se a cruz que demarca as mesmas é neste campo exposto pela custódia que por sua vez é representada na cor azul, estando assim analogicamente relacionada com a Virgem Maria, primeiro ostensório de amor. O ouro também remete ao valor inigualável do amor de Deus manifestado na santíssima Eucaristia.


2° CAMPO

No segundo campo em azul, uma flor-de-lis cor de ouro, circundada por doze estrelas. Sendo em esmalte azul, por ser uma cor celestial e ainda trazer a representação do manto de Nossa Senhora, a Mãe da Apresentação padroeira da arquidiocese de Natal, em que está inserida nossa Paróquia. A flor-de-lis de ouro também é símbolo da realeza de Maria na Igreja, além de representar pureza, traz com suas três pétalas os sinais: fé, sabedoria e valor, e rodeada com doze estrelas, remete a passagem bíblica contida em Ap 12,1 que nos diz: «um sinal grandioso no céu: uma Mulher vestida com o sol, tendo a lua sob os seus pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas».


3° CAMPO

Esmaltado em vermelho, retratando o sangue derramado por Nosso Senhor Jesus Cristo, e também por nossos santos mártires potiguares. Compondo um coração flâmeo, aberto ao lado com três gotículas de sangue. As chamas exprimem o amor incendido do santo mártir pelo seu Senhor. As três gotículas fazem referência à manifestação Trinitária. Juntamente com ramos de palma, que recordam ao martírio ocorrente com nossos mártires de Cunhaú e Uruaçu, em especial, Mateus Moreira, leigo, que aos três dias do mês de outubro do ano do Senhor de mil seiscentos e quarenta e cinco, teve o coração arrebatado brutalmente pelas costas exclamando:« Louvado seja o Santíssimo Sacramento».



Perfil do Brasão da paróquia



É necessário fazer o login para postar comentários.