Paróquia de

São Mateus Moreira

Arquidioce de Natal

Zonal III

São Mateus Moreira

Louvado Seja o Santíssimo Sacramento

Redação
publicado em 18/08/2020 22:43, atualizado em: 18/08/2020 22:46

São Mateus Moreira é um santo mártir católico brasileiro, padroeiro dos Ministros Extraordonários da Comunhão Eucarística.


A história

Em 16 de julho de 1645, o Padre André de Soveral e outros 70 fiéis foram cruelmente mortos por mais de 200 soldados holandeses e índios potiguares.


3 meses depois, no dia 03 de outubro de 1645, durante a celebração da missa dominical, Mateus Moreira foi morto juntamente com 80 pessoas. Ele teve o coração arrancado pelas costas, enquanto repetia a frase “Louvado seja o Santíssimo Sacramento”. Esse morticínio aconteceu em Uruaçu, município de São Gonçalo do Amarante, no estado do Rio Grande do Norte,


Beatificação

A celebração foi realizada na Praça de São Pedro, no Vaticano na presença dos Bispos de Natal, Mossoró e Caicó, e cerca de mil brasileiros presentes na celebração presidida pelo Papa João Paulo II, hoje, São João Paulo II.


Canonização

Sua canonização foi no dia 15 de outubro de 2017, juntamente com os restantes Mártires de Cunhaú e Uruaçu, celebrada pelo Papa Francisco no Vaticano.


Vídeo do trecho da canonização de São Mateus Moreira e os mártires de Cunhau e Uruaçu


Patrono dos Ministros Extraodinários

Na 43ª Assembleia Geral da CNBB, em Itaici/São Paulo em 2005, aprovou o Bem-aventurado Mateus Moreira como “Patrono dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística”. Em dezembro de 2005, a CNBB comunicou que a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, da Santa Sé, havia aprovado o nome como patrono dos Ministros.


É necessário fazer o login para postar comentários.