AS BEM-AVENTURANÇAS
As Bem-aventuranças nos ensinam a buscar a libertação, a ser solidários e comprometidos com o Reino do Céus!
Hoje, 1º de novembro de 2020, a nossa Igreja Católica celebra o dia de TODOS OS SANTOS E SANTAS. O Evangelho escrito por Mateus (5,1-12) mostra-nos o caminho da felicidade proposto por Jesus. Ele está evidente nas bem-aventuranças, as quais anunciam a felicidade, a libertação, tirando-nos a cegueira que nos é imposta pelo conformismo, pela alienação. As bem-aventuranças "anunciam a vinda do Reino através da palavra e ação de Jesus. Estas tornam presentes no mundo a justiça do próprio Deus. Justiça para aqueles que são inúteis ou incômodos para uma estrutura de sociedade baseada na riqueza que explora e no poder que oprime".
Eis AS BEM-AVENTURANÇAS distribuídas em três grupos:
1 - BUSCANDO A LIBERTAÇÃO
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus; os que choram, porque eles serão consolados; os mansos, porque eles herdarão a terra; os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos.
2 - SOLIDÁRIO COM A LIBERTAÇÃO
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; os limpos de coração, porque eles verão a Deus; os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus.
3 - COMPROMETIDO COM A LIBERTAÇÃO
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus; sois vós quando vos injuriarem, perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus.
Atentemos para o fato de que a primeira bem-aventurança é o fundamento de todas as demais.