TRÍDUO AOS SANTOS MÁRTIRES DE CUNHAÚ

Confessores da eucaristia

Helio Cunegundes Junior
publicado em 12/07/2020 19:00

Em memória ao martírio de Cunhaú no dia 16 de Julho de 1645, iniciaremos a partir desta segunda-feira a programação do tríduo eucarístico em honra aos Mártires de Cunhaú. Convidamos também a comunidade a adquirir a nossa rifa, no valor unitário de R$: 2,00, que contém: 1 Sorteio de um quadro dos Santos Mártires e 2 Terços de São Mateus Moreira.

PROGRAMAÇÃO:

13/07 | Segunda-feira:

12h Terço de São Mateus Moreira, louvores aos mártires e benção do Santíssimo.

14/07 | Terça-feira:

12h Terço de São Mateus Moreira, louvores aos mártires e benção do Santíssimo.

15/07 | Quarta-feira:

12h Terço de São Mateus Moreira, louvores aos mártires e benção do Santíssimo.

18h Santa Missa

16/07 | Quinta-feira:

12h Missa em honra aos mártires, benção e sorteio do quadro.

Rezemos juntos pedindo a intercessão dos Protomártires do Brasil, sobre as necessidades do povo brasileiro. Participe pelo nosso canal no youtube.

HISTÓRIA:

Era domingo, dia 16 de julho de 1645 e, como de costume, os fiéis reuniram-se para celebrar a Eucaristia. Foram à missa na igreja de Nossa Senhora das Candeias, mas Jacob Rabbi havia fixado um edital na porta da igreja: após a missa, haveria ordens do governo holandês. O pároco, padre André de Soveral, responsável pela catequização e disseminação da religiosidade europeia, começa a celebração e, depois do momento da elevação do Corpo e Sangue de Cristo, as portas da capela foram fechadas: deu-se início a vingança dos nativos contra os invasores coloniais e clérigos que celebravam a missa. Ao verem que seriam mortos pelas tropas, os colonos pediram misericórdia a Jesus "entre mortais ânsias, confessaram-se ao sumo sacerdote pelo perdão por suas culpas", enquanto o padre André estava tendo o seu coração arrancado do peito pelo jaguar da floresta". Em 3 de Outubro de 1645, três meses depois do massacre de Cunhaú, aconteceu outro, desta vez na comunidade de Uruaçu, data esta em que a Igreja realiza a festa litúrgica dos Santos potiguares.


É necessário fazer o login para postar comentários.