Paróquia de

São Mateus Moreira

Arquidioce de Natal

Zonal III

AO REVERENDO PADRE TOMÁS

Ao padre Tomás Silveira Neto, manifestamos nossos agradecimentos, afirmando nosso respeito, admiração e amizade!

Francisca Freire da Costa
publicado em 17/09/2019 11:39, atualizado em: 24/09/2019 17:49

Ao Reverendo Padre Tomás Silveira Neto:


Ainda tentando diluir a tristeza que a partida de padre Tomás causou-me, acredito que a todos e todas nós, súditos do Senhor Deus por intermédio de São Mateus Moreira, senti o desejo de manifestar-me, até plagiando a mim mesma, por que não?

Meu caro Reverendo Tomás Silveira Neto, para lhe dizer algo neste momento, reporto-me ao que lhe disse um dia. O Senhor, mesmo com os defeitos inerentes à pessoa humana, soube ser um pastor a toda prova, plantou a semente e a semente brotou. A sua importância para a Comunidade Paróquia São Mateus Moreira toma uma dimensão crescente cada vez que lembramos dos seus feitos como sacerdote e como amigo deste rebanho. Por isso, esta minha escrita procura sustentar-se em dois pilares: a figura do padre e a figura do padre Tomás no seio da nossa comunidade, ou seja, no seio da nossa vida cristã.

Lembro que a sabedoria contida no Concílio Vaticano II nos ensina que o padre não é apenas o ser que detém maior experiência, maior preparo. O padre é mais que isso. É o participante íntimo da unção de Jesus Cristo. Assim também pensava São Francisco quando disse: “Se eu encontrar um anjo e um padre, eu beijarei primeiro a mão do padre, porque ele conduz em si o Filho de Deus, Jesus Cristo”. Este é um registro revelador do quanto é importante a figura do padre no meio de nós. E a sua importância para nós, padre Tomás, foi, é e sempre será inquestionável. Tenha certeza disso!

Padre Tomás, mesmo sabendo que o padre, pela unção, assemelha-se a Cristo, ele não é divino, mas, sim, humano como todos nós. Por isso, ele está sujeito a acertos e desacertos; aos afagos do rebanho, mas também às maldades deste. A nós outros cabe tão-somente elevarmos preces a Deus para que cada vez mais, imbuído do Espírito Santo, o sacerdote seja o timoneiro certo para conduzir o barco de nossas vidas até um plano mais elevado, definitivo.

Em sendo assim, devemos muito agradecer a generosidade de Deus para com a nossa Comunidade ao colocá-lo no nosso meio para pastorear o rebanho do agricultor Mateus Moreira, cujo exemplo de fé e firmeza o Senhor, padre Tomás, assimilou muito bem. O Senhor, mesmo sendo muito firme quando era preciso, soube conduzir o seu rebanho de maneira muito cativante, despertando a amizade e o bem-querer nos corações dos que se encontravam ao seu redor. Não poderia ter sido diferente, haja vista a gama de características marcantes, que fomos identificando ao longo dos 16 anos de convívio, tais como: simplicidade, honestidade, pureza de intenções, dentre outras. Essas características são, sem dúvida, pilastras sólidas que foram fazendo da Paróquia Beato Mateus Moreira, posteriormente, São Mateus Moreira, embora humilde fisicamente, o local para onde mais e mais irmãos achegaram-se a fim de servir ao SENHOR MAIOR. Sou testemunha! Caminho nessa estrada há 17 anos.

O Senhor, padre Tomás, foi pioneiro na adoção de uma prática descentralizadora e acolhedora, uma igreja aberta, ao mesmo tempo em que com o seu entusiasmo ia tentando fazer de cada ovelha do seu rebanho um missionário / uma missionária de todo dia. Os seus ensinamentos, nesse sentido, são hoje e continuarão sendo pelos anos afora marcas positivas de alcance inestimável. É bem verdade que muito ainda há a ser atingido, daí por que rogamos a Deus que o nosso próximo pastoreador estimule a nossa disposição e nos ensine a ser perseverantes, pois, só assim, venceremos distâncias.

Padre Tomás, que o Senhor continue sentindo-se feliz por haver dado o seu SIM ao sacerdócio! Que o Espírito Santo o ilumine na condução de outro rebanho pelas veredas da espiritualidade, através da sua palavra, do seu exemplo e, sobretudo, que o dom para gerar a participação, tão evidente no Senhor, seja cada vez mais forte, mais incisivo para a construção do Reino de Deus.

Como já lhe disse: O Espírito Santo, com certeza, soprará no seu ouvido o melhor a fazer e a hora certa para fazê-lo!

Receba de mim, de nós o que temos de melhor a oferecer-lhe: nossa amizade incondicional e nossas preces contínuas!

Pelas mãos de Maria, muitas bênçãos lhe sejam concedidas!

Um fraternal abraço de Fefê.




É necessário fazer o login para postar comentários.