publicado em 08/06/2019 15:08

SOLENIDADE DE PENTECOSTES

É o Espírito Santo que desce sobre toda a comunidade, formando uma só família, tornando-a acolhedora e reconciliadora.
Postado por Francisca Freire

DIA DE PENTECOSTES
É o sopro do Pai e de Jesus sobre a humanidade!

Neste 9 de junho de 2019, a Igreja celebra a Festa de PENTECOSTES, ou seja, o sopro do Pai e de Jesus sobre a humanidade, é o Espírito Santo que desce sobre toda a comunidade, formando uma só família, tornando-a acolhedora e reconciliadora.
O Evangelho deste dia foi escrito por JOÃO (20,19-23) e, com base nele, a
Paróquia São Mateus Moreira nos sugere fazer a partilha dessa Palavra Santa a partir da pergunta: QUAIS OS SINAIS DA PRESENÇA DO ESPÍRITO SANTO NA COMUNIDADE?
O papa Francisco, em um ano anterior, fez uma linda homilia no Dia de Pentecostes e aqui transcrevemos um recorte dessa fala:
“A liturgia de hoje é uma grande súplica, que a Igreja com Jesus eleva ao Pai, para que renove a efusão do Espírito Santo. Cada um de nós, cada grupo, cada movimento, na harmonia da Igreja, se dirija ao Pai pedindo este dom. Também hoje, como no dia do seu nascimento, a Igreja invoca juntamente com Maria: ‘Veni Sancte Spiritus… – Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor’! Amém”
Conforme já nos ensinou a Paróquia São Mateus Moreira, Pentecostes é a vinda do Espírito Santo de Deus sobre a Igreja. Quando rezamos, fazemos o sinal da cruz: Pai, Filho e Espírito Santo. Dessa maneira, chamamos a Santíssima Trindade para que fique conosco. E Deus, pelo Espírito Santo, manifesta-se em nós, cristãos e batizados, através dos 7 dons do Espírito, que são:
SABEDORIA: o Espírito Santo nos concede este dom para que possamos entender e selecionar aquilo que é mais importante na nossa vida.
INTELIGÊNCIA: Não é apenas um dom humano de entender as coisas, é muito mais do que isso; é o dom de poder sentir a presença de Deus EM TODOS NÓS.
CONSELHO: Este dom nos liga a Deus e, ao mesmo tempo, nos liga às outras pessoas, ajudando uns aos outros para trilhar no caminho de Deus.
FORTALEZA: O dom da fortaleza nos permite ser fortes diante daquelas situações difíceis e de tudo aquilo que nos provoca e teima tirar de nós a nossa fé.
CIÊNCIA: o dom da ciência nos leva a um conhecimento mais aprofundado de Deus. O conhecimento das coisas de Deus não está apenas no nível intelectual, mas está no nível da vivência.
PIEDADE: dom que está relacionado com a misericórdia, ou seja, Deus quer nos fazer ter piedade e compaixão.
TEMOR DE DEUS: Não é o dom que nos leva a ter medo de Deus, mas é o dom que nos leva à adoração de Deus. A partir do momento em que eu conheço e busco a Deus, valorizo a sua presença em nós.


É necessário fazer o login para postar comentários.

MissasQua, Sex, Sáb19:00Dom08:00 e 19:00

Confissões Qua, Sex16:30

Adoração ao Santíssimo SacramentoQui19:00

Grupo de oraçãoSeg19:00

CrismaSáb14:30

SecretariaTer, Qua, Qui, Sex14:00 as 20:00Sáb, DomAberta durante as missas

739 usuários online

1.704.045 visitantes

Paróquia São Mateus Moreira
Av. Dos Eucaliptos, 101
Praçaa José Rego, Cidade Verde. Parnamirim-RN
Telefones (84) 3206-0227 / 8718-3151 / 8705-3151