publicado em 05/12/2018 12:19, atualizado em: 05/12/2018 13:44

Terço de São Mateus Moreira

São Mateus Moreira é o padroeiro dos ministros extraordinários da sagrada comunhão de todo o Brasil.
Redação

Introdução

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

É muito bom estarmos unidos para rezar o TERÇO DO MÁRTIR SÃO MATEUS MOREIRA. Ele é um dos nossos santos mártires canonizados pelo Papa Francisco, no dia 15 de outubro de 2017, em Roma.

Porque rezar o Terço de São Mateus Moreira?

Porque São Mateus Moreira é o padroeiro dos ministros extraordinários da sagrada comunhão de todo o Brasil. Na hora de sua morte, em Uruaçu (São Gonçalo do Amarante - RN), ele exclamou: Louvado Seja o Santíssimo Sacramento!

Onde devemos rezar o Terço desse santo querido?

Em qualquer lugar e em qualquer ocasião, mas quando há adoração ao Santíssimo Sacramento da paróquia, comunidade ou mesmo da nossa pastoral ou movimento, ou ainda quando fazemos visitas ao Santíssimo Sacramento é uma hora privilegiada para recitar o Terço.

Por quem devemos rezar o Terço de São Mateus Moreira?

Por todas as pessoas, pelas famílias, nossa paróquia, pela cidade onde moramos ou trabalhamos, pela justiça, o Amor e a Paz no mundo, e, de modo especial, pelo Brasil. Nunca esquecer-nos de rezar pelos pobres e sofredores, especialmente os famintos, os doentes, os presos e os que estão em guerras, para que pela intercessão dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, DEUS os conforte, e estas pessoas possam se fortalecer para mudar sua situação de dor e sofrimento.

Canto de Entrada: Sou trigo de Deus
Clique aqui para cifra e áudio

Sou trigo de Deus a ser triturado,
serei pão de Cristo a ser partilhado.
A quem poderemos o pão ofertar?
Ser mártir de Cristo: amor, doação.
Oferta da vida, suprema oblação.
Que mais poderemos a Ele doar?

1. O pão ofertamos ao povo sofrido,
ao desempregado, ao pobre excluído.

2. O pão ofertamos ao desesperado,
ao homem sem fé, sem amor, fracassado.

3. O pão ofertamos pra ser consagrado
em corpo de Cristo será transformado.


Início do Terço dos Mártires

- Credo
- Pai Nosso
- 3 Aves Maria

Exclamações Na hora da sua morte São Mateus Moreira exclamou:

O grupo Louvado Seja o Santíssimo Sacramento!

- Glória!


1º Mistério

Dirigente Intenção deste 1º mistério: Peçamos a Deus pela intercessão dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu a graça de testemunhar o Evangelho e o nosso Salvador Jesus Cristo.

O profeta Jeremias (Jer 33, 14-16) anuncia que Deus é fiel à aliança e às suas promessas e vai enviar ao seu Povo um "rebento" da família de Davi. A sua missão será concretizar esse mundo sonhado da Justiça e de Paz: fecundidade, bem-estar, vida em abundância, serão os frutos da ação do Messias:

Leitor Eis o que o Senhor: "Dias virão, em que cumprirei a promessa que fiz à casa de Israel e à casa de Judá: Naqueles dias, naquele tempo, farei germinar para Davi um rebento de justiça que exercerá o direito e a justiça na terra. Naqueles dias, o reino de Judá será salvo e Jerusalém viverá em segurança. Este é o nome que chamarão à cidade: O Senhor é a nossa Justiça."

Dirigente Pai Nosso

Dirigente 10 exclamações na hora de sua morte São Mateus Moreira exclamou:
O grupo Louvado Seja o Santíssimo Sacramento

Dirigente Glória...!


2º Mistério

Dirigente Intenção do 2º Mistério: Que venha sobra nós a paz, a justiça e o amor.

O Profeta Baruc anuncia a volta da missão profética. Ela é um apelo à conversão, à renovação, no sentido de eliminar todos os obstáculos que impedem a chegada do Senhor ao nosso mundo e ao coração dos homens e mulheres.

Leitor (Profeta Baruc 5, 1-9): Jerusalém, deixa a tua veste de luto e aflição e reveste para sempre a beleza da glória que vem de Deus. Cobre-te com o manto da justiça que vem de Deus e coloca sobre a cabeça o diadema da glória do Eterno. Deus vai mostrar o teu esplendor a toda a criatura que há debaixo do céu. Deus te dará para sempre este nome: "Paz da justiça e glória da piedade."

Dirigente Pai Nosso

Dirigente 10 exclamações na hora de sua morte São Mateus Moreira exclamou:
O grupo Louvado Seja o Santíssimo Sacramento

Dirigente Glória...!


3º Mistério

Dirigente Intenção do 3º Mistério: É preciso sair do nosso egoísmo e aprender a partilhar; é preciso quebrar os esquemas de exploração e proceder com justiça; é preciso renunciar à violência e à prepotência e respeitar absolutamente a dignidade dos nossos irmãos e irmãs. É a nossa intenção do 3º mistério.

A profecia de Sofonias sugere que, no início, no meio e no fim desse "caminho de conversão", espera-nos o que Deus nos ama. O seu amor não só perdoa as nossas faltas, mas provoca a conversão, tranforma-nos e renova-nos. Daí o convite à alegria: Deus está no meio de nós, ama-nos e, apesar de tudo, insiste em fazer caminho conosco.

Leitor (Profeta Sofonias 3, 14-18) Clama jubilosamente, filha de Sião; solta os brados de alegria, Israel. Exulta, rejubila de todo o coração, filha de Jerusalém. O Senhor revogou a sentença que te condenava, afastou os teus inimigos. O Senhor, Rei de Israel, está no meio de ti e já não temerás nenhum mal. Naquele dia, dir-se-á a Jerusalém: "Não temas, Sião, não desfaleçam as tuas mãos. O Senhor teu Deus está no meio de ti, como poderoso salvador. Por causa de ti, Ele enche-se de júbilo, renova-te com o seu amor, exulta de alegria por tua causa, como nos dias de festa."

Dirigente Pai Nosso

Dirigente 10 exclamações na hora de sua morte São Mateus Moreira exclamou:
O grupo Louvado Seja o Santíssimo Sacramento

Dirigente Glória...!


4º Mistério

Dirigente Intenção do 4º Mistério: Para aprofundar o significado da alegria. A alegria da espera do Senhor. Os nossos Mártires, mesmo sendo trucidados, morreram para experimentar a alegria da ressurreição. Que possamos, nós também, nos comprometer com essa alegria, que a espera do Natal do Senhor nos proporciona.

Leitor (Evangelho - Lc 3,10-18) Naquele tempo, as multidões perguntava a João Baptista: "Que devemos fazer?" Eles respondia-lhes: "Quem tiver duas túnicas reparta com quem não tem nenhuma; e quem tiver mantimentos faça o mesmo." Vieram também alguns publicanpos para serem batizados e disseram: "Mestre, que devemos fazer?" João respondeu-lhes: "Não exijais nada além do que vos foi prescrito." Perguntavam-lhe também os soldados: "E nós, que devemos fazer?" Ele respondeu-lhes: "Não pratiqueis violência com ninguém nem denuncieis injustamente; e contentai-vos com o vosso soldo." Como o povo estava na expectativa e todos pensavam em seus corações se João não seria o Messias, ele tomou a palavra e disse a todos. "Eu batizo-vos com água, mas está a chegar quem é mais forte do que eu, e eu não sou digno de desatar as correias das suas sandálias. Ele batizar-vos-á com o Espírito Santo e com o fogo. Tem na mão a pá para limpar a sua eira e recolherá o trigo no seu celeiro; a palha, porém, queimá-la-á num fogo que não se apaga." Assim, com estas e muitas outras exortações, João anunciava ao povo a Boa Nova.

Dirigente Pai Nosso

Dirigente 10 exclamações na hora de sua morte São Mateus Moreira exclamou:
O grupo Louvado Seja o Santíssimo Sacramento

Dirigente Glória...!


5º Mistério

Dirigente Intenção do 5º Mistério: Para que possamos vivenciar a missão de Jesus de Nazaré que veio ao nosso encontro e apresentou aos prisioneiros e aos que jazem na sua escravidão uma proposta de vida e de liberdade. Jesus nos propõe um mundo novo, onde os marginalizados e oprimidos têm lugar e onde os que sofrem encontram dignidade e a felicidade. Este é um anúncio de alegria e de salvação, que faz rejubilar todos os que a reconhecem em Jesus a proposta libertadora que Deus lhes faz. Essa proposta chega, tantas vezes, através dos limites e da fragilidade dos "instrumentos" humanos de Deus; mas é sempre uma proposta que tem o selo e a força de Deus. Peçamos pela interseção dos nossos Mártires para assim nos prepararmos para o Natal do Senhor.

Leitor (Evangelho - Lc 1, 39-47)
Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se apressadamente para a montanha, em direção a uma cidade da Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino exultou de alegria no seio. Isabel ficou cheia do Espírito Santo e exclamou em alta voz: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me é dado que venha ter comigo a mãe do meu Senhor? Na verdade, logo que chegou aos meus ouvidos a voz da tua saudação, o menino exultou de alegria no meu seio. Bem-aventurada aquela que acreditou no cumprimento de tudo quanto lhe foi dito da parte do Senhor."

Dirigente Pai Nosso

Dirigente 10 exclamações na hora de sua morte São Mateus Moreira exclamou:
O grupo Louvado Seja o Santíssimo Sacramento

Dirigente Glória...!


Salve Rainha

Dirigente - (Vamos cantar a Salve Rainha)
Clique aqui para cifra e áudio

Salve Rainha, Mãe de Deus,
És senhora nossa Mãe,
Nossa doçura, nossa luz,
Doce Virgem Maria.

Nós a Ti clamamos,
filhos exilados,
Nós a Ti voltamos
nosso olhar confiante.

Volta para nós, ó Mãe,
Teu semblante de amor,
dá-nos teu Jesus, ó Mãe,
quando a noite passar.

Salve Rainha, Mãe de Deus,
És exilio do Cristão,
Ó Mãe clemente,
Mãe piedosa, doce Virgem Maria.


Ladainha dos padroeiros do Rio Grande do Norte

Senhor, tende piedade de nós! (bis)
Jesus Cristo, tende piedade de nós! (bis)
Senhor, tende piedade de nós! (bis)

Deus, Pai dos Céus - Tende piedade de nós!
Deus Filho, Redentor do mundo - Tende piedade de nós!
Deus Espírito Santo - Tende piedade de nós!
Santíssima Trindade, que sois um só Deus - Tende piedade de nós!

Santo André de Soveral - Rogai por nós!
São Domingos de Carvalho - Rogai por nós!
Santo Ambrosio Francisco Ferro - Rogai por nós!
São Mateus Moreira - Rogai por nós!
Santo Bem-aventurado Antônio Vilela Cid - Rogai por nós!
Santo Antônio Vilela, o Moço, e sua filha - Rogai por nós!
Santo Estevão Machado de Miranda e suas duas filhas - Rogai por nós!
São Manoel Rodrigues Moura e sua esposa - Rogai por nós!
São João Lostau Navarro - Rogai por nós!
São José do Porto - Rogai por nós!
São Francisco de Bastos - Rogai por nós!
São Diogo Pereira - Rogai por nós!
São Vicente de Souza Pereira - Rogai por nós!
São Francisco Mendes Pereira - Rogai por nós!
São João da Silveira - Rogai por nós!
São Simão Correia - Rogai por nós!
Santo Antônio Baracho - Rogai por nós!
São João Martins e seus sete companheiros - Rogai por nós!
Santa Filha de Francisco Dias - Rogai por nós!

Nossa Senhora da Apresentação Rainha dos Mártires - Rogai por nós!
Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, padroeiros do povo potiguar - Abençoai a nossa terra!

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo - Perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo - Atendei-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo - Tende piedade de nós.

Jesus Cristo, ouvi-nos - Jesus Cristo, ouvi-nos!
Jesus Cristo, atendei-nos - Jesus Cristo, atendei-nos!


Oração dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu

Clique aqui para cifra e áudio

Senhor Jesus Cristo,
o Vosso sangue derramado na cruz,
tornou-se a fonte sagrada
que regou o testemunho
dos mártires brasileiros,
mortos pela fé,
nos primórdios de nossa evangelização.

Concedei-nos, por intercessão de nossos Santos Mártires:
André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro,
presbíteros, Mateus Moreira, LEIGO!,
e os seus 27 companheiros.

A mesma fé e a mesma caridade,
que inflamava os seus corações.
Dai-nos também a graça
que tanto necessitamos (pedidos)...

se for para o nosso bem
e para a Vossa maior glória. Amém!
Santíssima Virgem Maria,
Rainha dos Mártires, rogai por nós!


Hino dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu

Clique aqui para cifra e áudio

1. Vi junto ao Cordeiro grande multidão,
com as vestes brancas, palmas em suas mãos.
Mostra quem são eles e de onde vieram? (bis)

Mártires da fé, filhos do Rio Grande,
homens e mulheres, jovens e meninos.
Pelo bom pastor deram o seu sangue,
nossa Igreja em festa canta os seus hinos.

2. O cordeiro foi por nós imolado.
No seu sangue todos foram consagrados.
Mostra quem são eles e de onde vieram? (bis)

3. Foram trinta servos que por Deus morreram,
palmas de vitória no céu receberam.
Mostra quem são ele e de onde vieram? (bis)

4. Padre Soveral lá em Cunhaú
e o padre Ambrósio em Uruaçu.
Mostra quem são eles e de onde vieram? (bis)

5. E Mateus Moreira na morte exclamou:
Salve a Eucaristia, mistério de amor.
Mostra quem são eles e de onde vieram? (bis)


Benção

Pela Interseção dos Santos André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e seus 27 companheiros abençoes-nos o Pai, o filho e o Espírito Santo!

Dirigente Vamos em paz e o Senhor nos acompanhe!

O grupo Graças a Deus!


É necessário fazer o login para postar comentários.

MissasQua, Sex, Sáb19:00Dom08:00 e 19:00

Confissões Qua, Sex16:30

Adoração ao Santíssimo SacramentoQui19:00

Grupo de oraçãoSeg19:00

CrismaSáb14:30

SecretariaTer, Qua, Qui, Sex14:00 as 20:00Sáb, DomAberta durante as missas

39 usuários online

1.461.794 visitantes

Paróquia São Mateus Moreira
Av. Dos Eucaliptos, 101
Praçaa José Rego, Cidade Verde. Parnamirim-RN
Telefones (84) 3206-0227 / 8718-3151 / 8705-3151