Paróquia de

São Mateus Moreira

Arquidioce de Natal

Zonal III

JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO

Missa solene em honra de Jesus Cristo, Rei do Universo, e comemoração dos 15 anos da Paróquia São Mateus Moreira.

Francisca Freire da Costa / COMIPA
publicado em 04/12/2018 21:18

PARÓQUIA SÃO MATEUS MOREIRA

FESTA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO

COMEMORAÇÃO DOS 15 ANOS DA PARÓQUIA – 25/11/2018


RITOS INICIAIS

COMENTARISTA

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Boa noite a todos e a todas, também aos nossos irmãos e irmãs que nos assistirão via internet!

Sejamos todos bem-vindos e bem-vindas à Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, que nos dirá: “Sim, eu sou rei. É para dar testemunho da verdade que nasci e vim ao mundo” (Jo 18,37). Com esta Solenidade de Cristo Rei, a Igreja Católica encerra o Ano Litúrgico, recordando aos fiéis e ao mundo que ninguém e nenhuma lei está acima de Deus.

São solenidades como esta que nos animam, fortalecem a esperança nos nossos corações, impulsionando-nos a dar vida a uma Comunidade que hoje completa seus 15 anos de existência, cuja história, elaborada a muitas mãos, está exposta aí na praça.


PROCISSÃO DE ENTRADA

COMENTARISTA:

Recebamos Sua Excelência Reverendíssima Dom Heitor de Araújo Sales, celebrante; padre Tomás, concelebrante; ministros e coroinhas.

Cantemos


SAUDAÇÃO AO SENHOR ARCEBISPO

COMENTARISTA:


Excelentíssimo Reverendíssimo Dom Heitor de Araújo Sales, Arcebispo-emérito da Arquidiocese de Natal, a Comunidade São Mateus Moreira vos dá as boas-vindas, sentindo-se honrada, feliz e muito agradecida pela vossa presença junto a nós, neste momento tão significativo para esta Comunidade. Celebramos duas festas: a Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo e os 15 anos de existência de nossa Paróquia, cujo decreto de criação foi assinado pelo Senhor. Além desse, há outro fato importante, foi o Senhor que indicou o padre Tomás para tomar posse deste rebanho. A ele o senhor disse: “De todas as nomeações que fiz, a sua, Tomás, foi a mais inspirada pelo Espírito Santo”. Como vê, o Senhor faz parte desta história que hoje comemoramos.

Ao receber o convite para estar aqui conosco, hoje, o Senhor lembrou ao padre Tomás que os seus 92 anos, às vezes, não lhe permitem assumir certos compromissos. Porém, dias depois, certamente, graças a duas fortes intercessões, a da Virgem Mãe e a do nosso padroeiro São Mateus Moreira, o Senhor confirmou sua vinda. Disse que, em diálogo com o Espírito Santo, perguntou se deveria ou não atender ao convite e, de pronto, o Espírito Santo aconselhou-o a vir. Viva o Espírito Santo! E aqui o Senhor está para alegria de todos nós. A comunidade São Mateus Moreira, de pé, expressa o seu contentamento e agradecimento com uma salva de palmas.

Muito obrigada! Deus vos abençoe!

ORAÇÃO DO DIA

Sacerdote


ATO PENITENCIAL

COMENTARISTA:

Façamos o nosso exame de consciência olhando o terreno da nossa própria vida e descubramos por quais motivos CRISTO REI está triste conosco. Confrontemos o nosso caminhar com o que representam os símbolos que adentrarão esta assembleia e peçamos perdão a CRISTO REI:

A AREIA representa a superficialidade, a indiferença, a falta de compromisso, a aridez da vida

Digamos todos:

PERDÃO CRISTO REI, pela minha ausência na vida da comunidade.

A PEDRA representa o egoísmo, o acúmulo, o poder, a dureza de coração.

Digamos todos:

PERDÃO CRISTO REI, pelas barreiras que vou construindo e que impedem a comunhão e a participação.

O ESPINHO representa a mágoa, o ressentimento, a incompreensão, o ser complicado.

Digamos todos:

PERDÃO CRISTO REI, por ter desistido da caminhada da vida por conta das dificuldades nos relacionamentos.


GLÓRIA

COMENTARISTA:


Glorificando CRISTO REI, vamos louvar e bendizer a Deus pela celebração dos 15 anos de vida e missão na partilha, amizade e oração.

A prioridade da COMUNIDADE DE NAZARÉ é a criança, cuja placa diz: Ressuscitar é garantir o direito de ser CRIANÇA! Uma Igreja que se preocupa com a criança está atenta ao seu presente e ao seu futuro.

A prioridade da COMUNIDADE JESUS MENINO é o jovem, conforme se ler na placa: Ressuscitar é ser sempre JOVEM! A Igreja será jovem quando os jovens forem igreja.

A COMUNIDADE SANTA TERESINHA tem como prioridade o idoso, entendendo que Ressuscitar é resgatar a cidadania do IDOSO! A sabedoria e a experiência são tesouros que os idosos oferecem à Comunidade.

A COMUNIDADE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA abraça a missão de construir comunidades fraternas e solidárias porque aprendeu que Ressuscitar é aprender a ser COMUNIDADE.


ENTRADA DA PALAVRA

COMENTARISTA:


A terra boa é o seu coração, a semente da palavra é plantada, a água da oração fecunda e a luz do calor humano faz germinar para que ela ressoe nos quatro cantos da Terra.

Na sequência: entram a TERRA BOA, as SEMENTES, a ÁGUA e a LUZ


LITURGIA DA PALAVRA:

COMENTARISTA:


Jesus Cristo é o Filho do homem, o alfa e o ômega, o rei do universo. Acolhamos os valores e as verdades do seu reino revelados pela Palavra de Deus.


1ª LEITURA – SALMO - 2ª LEITURA


EVANGELHO

COMENTARISTA:


Aleluia! Aleluia! Aleluia!

O Evangelho do dia "celebra a vitória da justiça ocorrida na ressurreição de Jesus e no momento em que o Senhor é declarado rei para sempre. A justiça, a verdade e a paz serão eternas".

O verdadeiro soberano dos homens continua a aquecer nossos corações e está como único Pontífice entre o céu e a terra. Sejamos da verdade e escutemos a sua voz


CREDO


PRECES:

LADAINHA COM OS SANTOS VIVOS


LITURGIA EUCARÍSTICA


OFERTÓRIO:


COMENTARISTA:

Na festa de Cristo Rei apresentamos os frutos das sementes plantadas no Primeiro Domingo do Advento e hoje, de modo especial, trazemos os frutos de 15 anos de vida e missão como ação de graças. Esses frutos que foram apresentados na exposição da praça chegam ao altar pelas mãos das comunidades, quadras, pastorais, ministérios e serviços.

O povo de Deus plantou sementes e todos juntos também trazem os frutos para o altar.

CANTEMOS


AÇÃO DE GRAÇAS

COMENTARISTA:

A festa de Cristo Rei é a grande festa do final feliz da humanidade. Nela, celebramos o reino definitivo, reino da verdade, e da vida, da justiça e da paz, da graça e santidade. Para construir esse reino a Arquidiocese de Natal apresenta sete metas; Formação Missionária, Setorização, Políticas Públicas, Comunicação Social, Família e Juventude, Devoção aos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu e Descentralização Pastoral. A meta Devoção aos Santos Mártires foi muito abraçada pela paróquia. Criou o Terço dos Mártires, a Ladainha e a peça teatral MARTÍRIO EM TERRAS POTIGUARES, narrando todo o martírio, ocorrido em Cunhaú e Uruaçu. Já foi apresentada vária vezes na nossa paróquia, bem como em outras paróquias até mesmo de outros municípios. Também muito desenvolvida em nossa paróquia é a meta da descentralização. Vamos apresentar, agora, a vivência dessa meta com uma coreografia das comunidades, quadras e pastorais. Chamamos as quatro Comunidades, caracterizadas com as suas respectivas cores:

NOSSA SENHORA DE NAZARÉ

SANTA TERESINHA

JESUS MENINO

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

(P A U S A)

Agora chamamos as quatro quadras que compõem cada Comunidade.

NOSSA SENHORA DE NAZARÉ

SANTA TERESINHA

JESUS MENINO

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

(P A U S A)

Os movimentos, pastorais e serviços ajudam a vida missionária das Comunidades.

Chamamos agora as pastorais que fazem acontecer a vida missionária da comunidade

Comunidade de Nazaré

Comunidade Santa Teresinha

Comunidade Jesus Menino

Comunidade Nossa Senhora de Fátima


Essa descentralização gera comunhão e participação. Quando o Reino de Deus estiver construído por nossas mãos, celebraremos a festa do reino definitivo. Nesta festa, haverá um brinde, neste brinde todos dirão que tudo aconteceu: POR CRISTO, COM CRISTO E EM CRISTO (entrada do Cristo Rei para ser coroado) E o povo responde com alegria cantando o AMÉM!



É necessário fazer o login para postar comentários.