Paróquia de

São Mateus Moreira

Arquidioce de Natal

Zonal III

A PARÓQUIA FESTEJA ORDENAÇÃO DIACONAL - 2016

Homenageamos FRANCISCO HÉMERSON CÂMARA, cujo crescimento em espiritualidade e sabedoria é por demais evidente

Francisca Freire da Costa
publicado em 14/09/2016 18:03

A Paróquia do Beato Mateus Moreira viveu intensamente o 8 de setembro deste 2016, festejando a ordenação diaconal do nosso

querido FRANCISCO HÉMERSON CÂMARA, cujo crescimento em espiritualidade e sabedoria é por demais evidente



“Os doze convocaram a multidão dos discípulos e disseram: - não é justo que desamparemos a Palavra de Deus e sirvamos as mesas. Escolhei, pois, dentre vós, irmãos, sete varões de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, a quem possais constituir sobre este negócio” (Atos 6:2,3).


Lendo Atos dos apóstolos, assalta-nos uma pergunta: E o menino Hémerson será que foi predestinado, ainda no ventre de sua mãe, a dedicar-se, de uma forma mais completa e abrangente, ao serviço do Senhor? E eu mesma respondo: A convivência com esse menino, durante o seu estágio ainda como seminarista, nesta nossa paróquia do Beato Mateus Moreira, ensejou-nos conhecer, de uma forma mais próxima, o filho único de Dona MARIA MARGARIDA CÂMARA e ter a certeza de que esse menino foi, sim, ainda no período de gestação de sua mãe, ungido pelo Espírito Santo, que o fez nascer com o sentimento de “que servir a mesa do Senhor não é apenas um dever, é uma honrosa alegria”. Alegria que, de pronto, não foi compartilhada pela sua mãe, porém compreendida.


Mas quem é Francisco Hémerson Câmara? Qual a sua história até então? E eis um pequeno relato da biografia desse menino/homem.


Francisco Hémerson Câmara, residindo em São Paulo do Potengi, viveu a infância e a adolescência inteiramente voltadas aos estudos, à sua família e ao desejo de atingir uma meta: ser alguém bem mais responsável na vida futura. Um garoto de família pobre, humilde e sem muitas condições, mas com bastante determinação, adentrou o espaço para o seu crescimento pessoal pela porta da educação familiar e, em seguida, pela educação acadêmica. Estudou do Jardim ao Ensino Fundamental I na Sociedade Educadora São Francisco (São Paulo do Potengi/RN), e o Ensino Fundamental II nas escolas estaduais Dinarte Mariz e Maurício Freire, em São Paulo do Potengi/RN.

Aos 18 anos, por convite de seus padrinhos: Abraão Azevedo Lopes e Maria Goreti Gomes Azevedo, passou a residir em Natal. Na capital, ele fez Curso Tecnológico de Secretariado Executivo na Unifacex. Fez Filosofia pelo Seminário de São Pedro e Bacharelado em Teologia pela Faculdade Dom Heitor Sales. Paralelamente a esses cursos, Hémerson participou de diversos seminários acadêmicos, congressos e minicursos.

E profissionalmente, o que fez esse menino? Ele tem uma folha de trabalho para expor: no Sistema Nacional de Emprego/SINE-RN, a princípio como estagiário e permanecendo em cargo comissionado; no Programa Desenvolvimento Solidário/PDS-RN, estágio remunerado; na Escola Municipal Dep. Djalma Marinho (PM de São Paulo do Potengi) exercendo a função de professor de Língua Portuguesa; na Sociedade Educadora São Francisco (São Paulo do Potengi) exercendo a função de professor substituto no Ensino Fundamental.

Todo esse relato de vivência serve para introduzir outro, que, a meu ver, é o principal na vida do menino Hémerson. Pois é, “assim como os apóstolos haviam sido chamados para auxiliar Jesus, foram os diáconos separados para dar assistência aos apóstolos e pastores”. Dessa forma aconteceu com o nosso menino e o seu coração foi tocado mais profundamente, em uma aula de Ensino Religioso, na Sociedade Educadora São Francisco. Naquele momento a vocação exemplar emanada da presença do Mons. Expedito Sobral de Medeiros fê-lo sentir mais forte o chamado de Jesus

Após a primeira comunhão, recebida pelas mãos consagradas do Pe. Darci Lopes, na Igreja Matriz de São Paulo Apóstolo, em São Paulo do Potengi, esse chamado foi sendo amadurecido e, pela providência de Deus, tudo foi tomando a forma para uma resposta mais efetiva ao chamado de Deus. Daí por diante, todas as experiências do menino Hémerson só confirmavam, ainda mais, a sua vocação. “Foram quatro anos de encontros vocacionais e sete de estada, convivência e fraternidade no Seminário de São Pedro, sendo formado para exercer a missão para a qual fora chamado e para ser um levita do Senhor”.

A Arquidiocese de Natal ao acolher Hémerson, outorgando-lhe o diaconato provisório, não o fez aleatoriamente, pelo contrário, ela o conferiu essa dignidade por sabê-lo bem preparado para tal, conforme a sua atuação como seminarista.

No período compreendido entre os anos de 2009 a 2015, ele esteve a serviço do Pai em várias paróquias, nas quais exerceu “trabalhos pastorais-comunitários-missionários, obtendo exemplo de vida, experiências e aprendendo o grande significado de abraçar a missão do Senhor. Passou por várias paróquias que o ensinaram ‘a ser servidor e a ter o máximo de atenção e dedicação pelo rebanho de Jesus’”.

• Paróquia de Sant’Ana (Soledade II – Natal/RN).

• Paróquia de Jesus Bom Pastor (Bom Pastor – Natal/RN).

• Paróquia do Sagrado Coração de Jesus (Bom Jesus/RN), mas exercendo trabalhos pastorais na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes e São José na cidade de Elói de Souza/RN.

• Paróquia de São João Batista (Arez/RN), onde passou três anos, aprendendo com o povo o verdadeiro sentido do chamado vocacional e de uma doação total.

• Setor Juventude da Arquidiocese de Natal, juntamente com o Pe. Inácio Lopes.

• Comissão Arquidiocesana de Liturgia, com o Pe. Elielson Cassimiro.

• Paróquia Beato Mateus Moreira, onde, para felicidade e orgulho de toda a comunidade, ele vem desempenhando um trabalho da maior importância, com humildade e competência.

Abençoado seja sempre esse menino franzino; de sorriso largo; diálogo fácil; habilidoso no trato com as diferenças existentes no interior da igreja; apaixonado por Maria, a Virgem; amante do Santíssimo Sacramento; extremamente zeloso com os objetos sagrados e um fervoroso disseminador da Palavra.

A esse menino, homem de Deus, que segue a estrada, a passos largos e firmes, rumo ao Presbiterato, cujo caminho é iluminado pelo farol do Espírito Santo, tendo à sua frente, afastando os entulhos inerentes à sua humanidade, a Santíssima Mãe, e resguardado pelo Bom Pastor, nós nos curvamos em reverência, não submissos, mas respeitosos e cheios de bem-querer.

Deus o abençoe, Francisco Hémerson Câmara!



É necessário fazer o login para postar comentários.