publicado em 02/06/2015 16:37, atualizado em: 21/07/2015 09:17

Tríduo Eucarístico 2015

Recomendações acerca do Tríduo Eucarístico
Diácono Hugo

Para melhor celebrarmos esse momento tão especial em nossa Paróquia do Beato Mateus Moreira, elencamos alguns pontos que foram motivo de dúvidas de nossos agentes pastorais. Diante das duas formações sobre o Tríduo, vale ressaltar:

1. É de crucial importância, além de observarmos o cuidado, o respeito e o carinho com o Santíssimo Sacramento, também ter respeito para com o próximo. Nesse sentido, o cuidado com a Eucaristia é tão importante quanto o respeito para com os demais que nos aguardam na Igreja para receber a bênção do Santíssimo Sacramento. Procuremos chegar impreterivelmente até as 21:30 h, para recebermos todos juntos a bênção de Deus e nos prepararmos para o dia de amanhã.

2. Deve-se manter, durante a bênção na igreja, uma postura de respeito. Ou se canta ou se fica em silêncio.

3. O roteiro é uma sugestão. Os cantos e alguma parte do roteiro podem ser alterados, desde que se guarde o sentido de cada cântico e algumas partes importante, tais como: invocação da Trindade, leitura do Evangelho, preces e a parte da bênção começando com o "TÃO SUBLIME SACRAMENTO".

3. A bênção da casa já se realiza quando o Santíssimo entra nela, logo qualquer outra forma de bênção é irrelevante. Se faz todo o ritual, mas bênção com o Santíssimo se dá apenas com o Diácono ou Presbítero.

4. A leitura do Evangelho, como se deve iniciar, fica a cargo de cada coordenador. Caso se use a liturgia das horas, usa-se como se descrimina na liturgia. Usando a Bíblia, não é necessário fazer todo o ritual. O mais importante é que o Evangelho seja lido e dado tempo para sua meditação.

5. Procurar fazer esse momento celebrativo de tal forma que não canse os participantes. Se, por acaso, começar atrasado, não se deve prolongar o tempo mais do que o previsto. Também não precisa ficar todo o tempo de pé. Alguns cantos podem ser cantados sentado, sem problema algum.

6. Que o espaço seja ornamentado da melhor forma possível, independentemente do local onde cada objeto litúrgico seja colocado.

7. No momento das preces, fazer esta intenção: Irmão Jesus, ilumina os corações que estão aqui presentes, para serem Missionários. O Senhor nos pede para sairmos do nosso comodismo, de nosso individualismo e de nossa apatia com o mundo, até com a pessoa que mora perto de nós. Sejamos capazes de ser Missionária e Missionário em nossa própria rua. Cantemos...

8. No momento dos agradecimentos aproveite para:
Reforçar o convite para ser missionário;
Convidar para a festa da família, no CEPA, dia 5 de junho;
Convidar para o São João da Paróquia, dia 21 de junho.
Também convidar para integrar o cortejo com o Santíssimo até a igreja para, juntos, fazermos o seu recolhimento

9. Ao voltar para a Igreja, rezaremos o "TÃO SUBLIME". Tal oração também pode ser feita na casa da pessoa. Não precisa ser cantado. É preferível suprimir algum canto de meditação do que esta parte.

10. A procissão para conduzir o Santíssimo até a casa onde será adorado deve ter a seguinte ordem dos objetos: cruz, sino e vela, Santíssimo e flores. Voltando, já na Igreja para deixar o Santíssimo no Altar, o próprio Jesus Eucarístico deve entrar primeiro. Entra Jesus e os demais objetos atrás em qualquer ordem. Ao entregar o Santíssimo, todos saem pelas laterais dos bancos.

Os detalhes não contemplados por estas orientações, fica a critério de cada Coordenador orientar a sua equipe. Que estes possam compreender a importância desse momento e respeitem o máximo a Santíssima Eucaristia. O tom das palavras e dos gestos deve ser o amor, um extremo amor ao Jesus Eucarístico, acreditando em sua força transformadora e reveladora. E que todos os integrantes das equipes possam ser fortalecidos em sua fé diante da participação de todos.


É necessário fazer o login para postar comentários.

MissasQua, Sex, Sáb19:00Dom08:00 e 19:00

Confissões Qua, Sex16:30

Adoração ao Santíssimo SacramentoQui19:00

Grupo de oraçãoSeg19:00

CrismaSáb14:30

SecretariaTer, Qua, Qui, Sex14:00 as 20:00Sáb, DomAberta durante as missas

62 usuários online

1.489.800 visitantes

Paróquia São Mateus Moreira
Av. Dos Eucaliptos, 101
Praçaa José Rego, Cidade Verde. Parnamirim-RN
Telefones (84) 3206-0227 / 8718-3151 / 8705-3151